terça-feira, 22 de julho de 2008

Fornada

Este era o aspecto do trabalho antes de ir para o forno de lenha. Dois tipos de grês, ambos brancos, um com chamote grosso e outro com fibra de papel. Dentro das"janelas" engobes de várias cores.
Aqui já tinha enfornado todos as peças do trabalho. Uma fornada apenas para um trabalho meu, mais os dois trabalhos dos miúdos.

Este foi o resultado final de algumas das peças. A fornada demorou sete horas e não correu muito bem. O forno trabalhou razoavelmente até aos 950ºC, mas depois apenas consegui ir até aos 1080ºC. Entre uma temperatura e outro estive cerca de três horas, sempre a consumir lenha. A ideia era chegar aos 1150ºC. O motivo pelo qual a temperatura não queria subir foi pelo facto de ter havido um estrangulamento na saída da chaminé. Fiz uma alteração para não haver riscos de incêndio, no Verão, mas foi demasiado e o forno perdeu o rendimento. Bastará fazer uma pequena alteração no cimo da chaminé e voltará a funcionar bem e sem qualquer tipo de riscos.
Apesar de não ter chegado á temperatura desejada, o trabalho ficou como eu o imaginei. Valeu a pena o esforço, apesar de tudo e fiquei satisfeita com o resultado.

Sem comentários: