Grês, técnica da lastra e rolos, cozedura a 1300ºC em forno lenha. 50 x 50 x 10 cm. 2009
Um dos trabalhos que realizei este ano, que encontrou uma nova parede para "viver".
Já aqui tinha apresentado um diaporama do meu percurso de 1994 a 2006. Agora apresento alguns dos trabalhos que entretanto fui realizando até hoje. Ficam por apresentar trabalhos que ainda estão em projecto por serem para espaços públicos. Se tudo correr como o previsto, serão executados no ano que se avizinha (ver para crer, é o meu lema).
Esta é talvez a altura mais deprimente do ano. Onde o consumismo não tem limites, a hipocrisia dispara. Mas afinal o que é o Natal? Eu deixei de saber....
Um reencontro familiar após dez anos de ausência. Tetro (Vincent Gallo) é um escritor amargurado e taciturno que um dia abandona a casa dos pais, jurando nunca mais voltar. Na época com apenas sete anos, Bennie (Alden Ehrenreich) manteve uma imagem idealizada do irmão. Até que o reencontro entre ambos traz o choque. Tetro vai fazer regressar velhos fantasmas que trarão à superfície segredos e rivalidades do passado nunca resolvidos. E, aos poucos, a personalidade idealista e inocente de Bernie vai-se alterando, tornando-se cada vez mais parecida com a do irmão. Um filme de autor, a p/b, escrito e realizado por Francis Ford Coppola.
Nas terras férteis de Mato Grosso do Sul, os fazendeiros vivem uma vida farta e confortável. Enquanto isso, os povos indígenas sobrevivem, a custo, dentro da pequena reserva onde foram alojados, após lhes ter sido retirada a terra dos seus antepassados. A sociedade e cultura dos guarani-kaiowá estão em colapso, sucumbindo à pobreza, alcoolismo, doenças e má nutrição. E o suicídio de mais um jovem índio torna-se motivo para o princípio de mais uma contenda. Através da ficção, e usando as poderosas paisagens naturais e actores nativos, o realizador Marco Bechis mostra a triste realidade dos povos autóctones do Brasil e a luta pela sua identidade cultural e pelo pedaço de terra que perderam após a conquista dos brancos."
Finalmente começo a ver a luz ao fundo do tunel e muito graças ao meu filho, o meu querido Rafael, que me tem conseguido fazer rir com as suas "teorias". Obrigada pelo teu carinho, Rafael!
"Enrola-me"
Grês, técnica da lastra e rolos, cozedura a 1150ºC em forno de lenha. 43 x 43 x 7 cm. 2009