No passado ano, fui convidada pelo CEARCAL, em Valladolid, a ser monitora deste curso. Foi bastante intenso devido ao pouco tempo disponível.
Procesos Creativos en la construcción de murales cerámicos
De 19 al 23 de Noviembre de 2007
O curso desenvolveu-se durante um período lectivo teórico/prático de quarenta horas.
Foi estabelecido como objectivo central a criação, por cada aluno, de uma maqueta de trabalho para futura realização de um mural.
O primeiro passo consistiu na procura de um espaço, mais concretamente uma parede, dentro da área da própria instituição que lhes agradasse trabalhar.
Seguidamente apresentaram as suas propostas desenhadas em papel e começaram a dimensionar a maqueta, tendo em atenção a escala mais apropriada para a sua realização.
Um dos aspectos mais importantes a ter em atenção era também o factor tempo, pois era necessário gerir de forma eficaz o tempo que tinham disponível para realizar o trabalho, sendo esse um dos exercícios - controlar prazos de entrega.
As maquetas foram evoluindo à medida que se estabelecia o diálogo e os alunos iam dispondo de mais informação, nomeadamente através da visualização fotografias de trabalhos e respectivos processos criativos de diversos artistas.
Alguns dos alunos tiraram grande partido dessa informação e isso reflectiu-se de imediato nas suas propostas de trabalho e maquetas.
Foi abordada também a questão dos cuidados a ter quando se passa para escalas reais e do que é necessário apresentar para uma proposta de trabalho.
Por fim cozeram-se as peças e falou-se dos resultados finais através do método de apreciação, discussão e crítica de todas as propostas, tendo sido pedido a cada aluno que justificasse e fundamentasse devidamente o seu trabalho.As dificuldades que mais se evidenciaram foram: a dificuldade de expressar as ideias em papel, nomeadamente através do desenho; o deixar de pensar em pequenas peças tridimensionais meramente decorativas para passar a pensar em termos de planos e relevos; e o ter que realizar objectos em grande escala.
Procesos Creativos en la construcción de murales cerámicos
De 19 al 23 de Noviembre de 2007
O curso desenvolveu-se durante um período lectivo teórico/prático de quarenta horas.
Foi estabelecido como objectivo central a criação, por cada aluno, de uma maqueta de trabalho para futura realização de um mural.
O primeiro passo consistiu na procura de um espaço, mais concretamente uma parede, dentro da área da própria instituição que lhes agradasse trabalhar.
Seguidamente apresentaram as suas propostas desenhadas em papel e começaram a dimensionar a maqueta, tendo em atenção a escala mais apropriada para a sua realização.
Um dos aspectos mais importantes a ter em atenção era também o factor tempo, pois era necessário gerir de forma eficaz o tempo que tinham disponível para realizar o trabalho, sendo esse um dos exercícios - controlar prazos de entrega.
As maquetas foram evoluindo à medida que se estabelecia o diálogo e os alunos iam dispondo de mais informação, nomeadamente através da visualização fotografias de trabalhos e respectivos processos criativos de diversos artistas.
Alguns dos alunos tiraram grande partido dessa informação e isso reflectiu-se de imediato nas suas propostas de trabalho e maquetas.
Foi abordada também a questão dos cuidados a ter quando se passa para escalas reais e do que é necessário apresentar para uma proposta de trabalho.
Por fim cozeram-se as peças e falou-se dos resultados finais através do método de apreciação, discussão e crítica de todas as propostas, tendo sido pedido a cada aluno que justificasse e fundamentasse devidamente o seu trabalho.As dificuldades que mais se evidenciaram foram: a dificuldade de expressar as ideias em papel, nomeadamente através do desenho; o deixar de pensar em pequenas peças tridimensionais meramente decorativas para passar a pensar em termos de planos e relevos; e o ter que realizar objectos em grande escala.
Sem comentários:
Enviar um comentário