domingo, 21 de abril de 2013

Mural para habitação particular








Ao fim de 3 meses o projecto está executado e colocado na parede. O resultado final ficou como o tinha idealizado. Agora desejo ver os acabamentos da escada e tecto, para que tudo se enquadre perfeitamente.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mural para habitação particular








A ultima etapa do trabalho já terminou. Esta semana estive a ajudar a montar o trabalho na parede. A curiosidade de ver o mural como o tinha pensado desde o inicio só tranquilizou quando vi a ultima peça a ser colocada.
Amanhã voltarei á obra para fotografar o trabalho sem os andaimes, para poder ter uma ideia bem mais clara do resultado.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Mural para habitação particular




 
A montagem do mural já está em marcha. Primeiramente montei no chão para confirmar medidas e ver se o desenho definido me agradava no final ( a aos clientes e arquitecto).  
Agora chega a hora de passar para a parede. Cada vez mais curiosa.....

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mural para habitação particular

 O meu pai foi incansável na ajuda com a lenha

 Não "Habemus Papa", mas "Habemus Fornada"

 A luta com o fogo

 Dia seguinte a ver resultados


Alguns dos resultados da ultima fornada

Finalmente o tempo climatérico deu tréguas e deixou-me terminar o trabalho. E, modéstia á parte, terminou muito bem, uma vez que a fornada final deu-me resultados como os que pretendia.
Agora segue-se outra etapa, a de montar o trabalho no chão para confirmar se tudo está como o previsto, para em seguida começar a ser montado na parede que o espera.
Estou desejosa que esse dia chegue!!

terça-feira, 2 de abril de 2013

Mural para habitação particular

Um pouco de óxido de manganês para criar algumas manchas

 Enforne no forno de gás



Ao fim de muito tempo e a parecer que brincava aos castelos e de muita paciência, acabei de encher o forno.
 
Uma vez que o clima tem sido meu inimigo desde o início deste projecto, tinha que encontrar uma solução para minimizar o atraso da entrega do trabalho. Ainda tinha algumas fornadas para fazer a lenha, por isso pedi ajuda a Paco e a Mary Paz, em Moveros, Espanha, para poder usar o forno deles a gás. A ideia inicial era usar única e exclusivamente o meu forno de lenha para ter um trabalho mais orgânico, mas acabei por ter que alterar um pouco a ideia e adiantar trabalho neste forno. Estava bastante receosa, mas no final acabou por me agradar e as peças todas misturadas umas com as outras funcionam bem na mesma. Paco e Pary Paz foram formidáveis comigo, acolheram-me de imediato e deram-me uma ajuda preciosa. Um obrigada muito especial a eles os dois que têm um atelier e loja em Moveros, uma pequena povoação a 60 km de Bragança em direcção a Zamora.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mural para habitação particular



 
Com o tempo sempre instável e mesmo assim sempre a arriscar fazer as fornadas, mais hora menos hora teria que dar mau resultado. Foi o que aconteceu. Uma das vezes que estava a cozer choveu por algum tempo em cima do forno já bastante quente e depois o forno chegou a uma altura que deixou de subir a temperatura. Tentei, tentei e contrariamente ao meu feitio, desisti. Poucos minutos depois percebi o porquê da falha... tinha uma fissura enorme no forno, que só não saíam as labaredas por ali porque tinha interiormente a manta refractária.
No dia seguinte foi dia de restauros, reparar todos os acidentes do forno para repetir a fornada, que felizmente depois foi um sucesso.