domingo, 5 de maio de 2013

Crucifixo para o Santuário de Fátima


Proposta inicial para uma das capelas do Santuáro de Fátima

 Maqueta da proposta inicial





Até hoje foi o maior desafio que me fizeram e se está a concretizar ( para este mesmo local desafiaram-me para uma outra proposta, que não foi aceite e o desafio era francamente maior que este... um anjo!!).
Quando me propuseram fazer um crucifixo para o Santuário de Fátima, lembro-me que a minha primeira pergunta foi se conhecia mesmo o meu trabalho e se não estaria enganada. O convite veio da arquitecta responsável pela remodelação de uma das capelas do Santuário, que queria um crucifixo diferente de todos os outros que estamos habituados a ver.
Não foi fácil para mim o desafio, uma vez que não tenho qualquer tipo de crenças religiosas e nunca tive curiosidade em saber sobre o assunto. Obrigou-me a estudar a simbologia das cores e do crucifixo.
Ao fim de três anos e meio, o projecto é aprovado, mas com alterações. Deixa de ser para a capela e passa a ser para a sala de reuniões da reitoria.
É obrigatório reduzir a dimensão para metade, uma vez que o espaço já não aguenta com um crucifixo tão imponente.
Agora está na fase de secagem e à espera de decidirem se tem o acabamento do engobe branco sobre o grês negro.
Depois.... encontrar uma solução para cozer a peça, uma vez que... não cabe no meu forno de lenha !!

Sem comentários: