sexta-feira, 25 de maio de 2012

Montagem do banco do Parque Urbano em Paços de Ferreira









A Arq. Marisa Graça e a sua equipa  (Apload) são os autores deste parque urbano que inaugura domingo, no centro de Paços de Ferreira.

Em 2009, a Arq. convida-me a fazer uma proposta para o revestimento dos bancos, que inicialmente eram 11. Depois por questões orçamentais, o projecto tem que ser remodelado e passam a ser 9 os bancos a revestir. Infelizmente, também por questões orçamentais, quando estava a terminar de pintar o segundo banco, a obra foi suspenda (a minha parte refira-se).

Para este trabalho estava uma fábrica de azulejos, feitos manualmente, a colaborar comigo, que se revelou um desastre. Técnicamente funciona muito bem, mas incapaz de cumprir com prazos. Má colaboração portanto, o que me obriga a ter que trabalhar com outra empresa se o projecto seguir em frente.

De momento está apenas um banco revestido da minha autoria. Para esta proposta a única imposição feita foi.... cor. Seriam os bancos a dar vida ao parque. Na proposta que apresentei e que foi aprovada, todos os bancos têm um desenho diferente e cor diferente.

Infelizmente nos projectos, os arquitectos costumam perder algumas batalhas, e este não foi excepção. Como exemplo, câmara optou por um equipamento de diversões para crianças, de plástico, que mais parece o arco-íris e portanto o meu banco até passou a ficar muito discreto.
No restante parque, por agora, está tudo muito deserto até cresceram as árvores e a necessitar do revestimento dos bancos para lhe dar vida e cor. Sem duvidas que é urgente retomar a obra.

De agradecer a Vitor Hugo, pela colaboração que teve na pintura dos azulejos (essa sim , uma boa colaboração), a Amelia Rombert pela ajuda na montagem no local e pela reportagem fotográfica que fez e ao Sr. Joaquim pela montagem dos azulejos nos bancos, que me aguentou até ao final sempre com um sorriso nos lábios.

Sem comentários: