domingo, 20 de setembro de 2009

7º Simpósio de Cerâmica Artística para Países Mediterrânicos - Grécia

Na ultima edição da revista Bombart, vem publicado, em destaque, no roteiro internacional o seguinte artigo:

7º Symposium of Artisctic Ceramics for Mediterranean Countries

Tradição Milenar

Sofia Beça representa Portugal na Grécia

O simpósio organizado pelo Centro Internacional de Cerâmica da Grécia, a decorrer em Volos, conta com a presença de Espanha, Itália, França, Portugal e Grécia, num total de cerca de 10 ceramistas, tendo sido Sofia Beça única convidada a representar Portugal por indicação dos artistas Guido Mariani e Emidio Galassi, de renome na área da Cerâmica. Em 1790, a família Anetopoulos começou a trabalhar a arte do barro. Criou um local adequado, onde as exposições e simpósios internacionais de cerâmica artística têm tido lugar desde o ano 2000. Como, em 2013, os Jogos Mediterrânicos terão lugar na cidade de Volos, a administração do Centro Internacional de Cerâmica visa promover uma série de eventos, para os países mediterrânicos, até 2013. Assim, este ano, decorre o 7º Simpósio de Cerâmica Artística para os países mediterrânicos e o 9º Salão Internacional de Cerâmica Artística. O Simpósio tem início a 4 de Setembro e termina a 14. A inauguração acontece no domingo, 13. Cada artista cria o seu próprio projecto que no dia da abertura será apresentado na exposição e transportado para o Museu. À noite, projectam-se cds dos artistas convidados. De acordo com os valores da hospitalidade grega, vai organizar-se durante o simpósio uma excursão à montanha do Mítico Centauro - como ponto alto da inspiração.

Marília Afonso

2 comentários:

mariadanazare disse...

Gostei muito do video e da música (extraordinária!). Gosto de visitar o seu blogue. Tenho 51 anos e tirei um curso de ceramica no Cencal em 2007/08. Ainda sou um "bébé" nisto e tenho muito que aprender, mas acho que encontrei na cerâmica a forma d expressar o que me vai na cabeça (ou na alma...). É uma inspiração. Muito obrigada por existir... Quanto ao resto, o tempo tudo resolve e as pessoas têm memória curta.

Sofia Beça disse...

Obrigada Maria da Nazaré pelo seu comentário. Fico muito feliz (principalmente neste momento da minha vida) por saber que há alguém que gosta que eu exista. Que gosta do que faço.
Infelizmente tem razão em dizer que a memória é curta, se não o fosse,não estaria a passar pelo que passo no momento.
Um abraço
Sofia