quarta-feira, 30 de março de 2022

Residência Artística em Kecskemét

 



"Poll" - 2022
Grês e porcelana, técnica da lastra, cozedura a 1280ºC em forno de lenha, com redução. 
34 x 25 x 13 cm



"Thermal Bath" - 2022
Grês e porcelana, técnica da lastra, cozedura a 1280ºC em forno de lenha, com redução. 
33 x 33 x 18 cm

Fui publicando aqui as imagens das obras realizadas na temporada da residência artística no estúdio internacional de cerâmica, em Kecskemét. Hoje, termino com estas. 

Durante essas seis semanas, mantive duas das práticas desportivas que me acompanham à muitos anos. Percorri diversas vezes a cidade a pedalar e ia de bicicleta até à piscina olímpica. Apesar de haver mais gente a nadar nessa mesma hora, era o meu momento, uma prática solitária. "Poll" é o reflexo disso.

Também nesse mesmo espaço enorme, havia saunas e banhos termais. A Hungria tem águas termais em 80% do território e estão espalhados por todas as cidades diversos banhos termais. Hábitos culturais de que os húngaros não prescindem.
E se é meu hábito, durante as temporadas das residências artísticas, absorver o que me rodeia, não poderia deixar de experimentar um banho termal. Não só experimentei, como de imediato me viciei. Era maravilhoso estar ali, no meio dos húngaros, dentro de água a 38ºC, no exterior (optei sempre pelo banho termal exterior), com jacuzzi de quando em vez, um frio gelado, a nevar, com chuva ou sol. E ficar ali, a relaxar, a meditar, a observar o comportamento deles. Local de encontro para alguns amigos sussurrarem, casais muito cúmplices, e solitários a observar os solitários. Um lugar místico e sedutor.
"Thermal Bath" surgiu-me num desses momentos.
 
Já tenho saudades, convidaram-me a voltar, quero voltar!!

Sem comentários: