segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Texto do catálogo da exposição "Escultura Cerâmica Hoje - 5 autores portugueses"

És a minha onda, 2010
Quem conhece o percurso de Sofia Beça não terá dúvidas que este trabalho é resultado de anos de experiência - a da sabedoria adquirida relativamente aos meios e ferramentas que utiliza, por um lado, e a experiência vivida ou vivencial que lhe permite chegar onde se encontra hoje.
Sofia Beça tem-se dedicado e demonstrado, através das materializações do seu imaginário, que é especialista em cerâmica - este é o seu meio privilegiado de expressão artística independentemente da denominação das suas formalizações . objectos, relevos, painéis de azulejos, esculturas ou instalações.
Do seu trajecto fazem parte diversos momentos que nos vão fornecendo elementos acerca do seu processo e dos seus pressupostos.
Em És a minha onda, 2010, sente-se uma vontade e necessidade da autora de não se circunscrever a um espaço contido; uma espécie de libertação através da ideia de continuidade. As suas medidas reais (200 x 130 x 10 cm) parecem deixar de ter relevância pelo facto de termos a sensação ou o desejo de seguimento para além de si mesmo - podemos comparar com uma fotografia ou uma pintura de uma paisagem que não deixando de ser um recorte/fragmento permite-nos ver além de e para além de.
Deste modo, a poética expressa em És a minha onda implica, simultâneamente, a nossa aproximação e distanciamento físicos, permitindo-nos diferentes níveis de percepção, fruição e, consequentemente, sensações distintas.
Mantendo a manufacturação e repetição de gestos que caracterizam o seu processo de materialização baseado em automatismo quotidianos, mas libertando-se de uma suposta ilustração e formalização condicionadas, estes trabalhos mais recentes de Sofia Beça são permeáveis à livre interpretação não se fechando em si mesmos e talvez por esse motivo se enquadrem num novo capítulo da sua experiência artística.

Rute Rosas
Artista Plástica - Escultora
Professora / Investigadora
Novembro 2010

3 comentários:

Jorge Reis disse...

Parabéns Sofia. O seu tabalho é muito interessante.

Jorge Reis disse...

Parabéns Sofia. O seu tabalho é muito interessante.

Ermelinda Pereira disse...

Vi "És a minha onda" no museu Amadeo de Souza Cardoso, e é fantástico. É lindo.