terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Escultura Cerâmica Hoje - 5 Autores Portugueses

Inaugura no próximo dia 15 de Janeiro a exposição"Escultura Cerâmica Hoje: 5 autores portugueses". A inauguração terá inicio pelas 16.00h na sala de exposições temporárias do museu.

A organização conjunta da exposição entre o Grupo dos Amigos do Museu e o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso conta com a Curadoria da também ceramista Karin Somers e estará patente até ao dia 20 de Março de 2011.

Na mostra poderemos encontrar "a obra expressionista e monumental da pioneira Cecília de Sousa que remete frequentemente para uma arqueologia ligada aos lugares dos seus afectos, a força telúrica da transformação matérica nas peças de João Carqueijeiro, as construções lúdicas de imaginário arquitectónico e mecânico de Heitor Figueiredo, enriquecidas com irreverentes pormenores em materiais recuperados. O carácter conceptual das instalações de Sofia Beça, metáforas das suas vivências inspiradas na natureza, confirma uma contemporaneidade que também é reforçada pela contaminação de outras disciplinas artísticas como a fotografia e a música. Virgínia Fróis, cujas peças reivindicam uma dimensão simbólica e espiritual alimentada pela força inspiradora dos lugares que irão habitar, também partilha de uma abordagem conceptual quando perpetua em vídeo todas as fases através das quais a peça se vai transfigurando"

Karin Somers, catálogo da exposição).
(foto de uma das obras de Cecília de Sousa)

Sem comentários: