sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Fornada com temporal

Na foto vê-se a diferença entre uma peça e outra. A da esquerda apenas foi a 1000ºC, a da direita foi a 1100ºC. A diferença está na cor da pasta e tinha colocado limalha de ferro em cima para criar manchas, como não foi á temperatura pretendida, não ficou nada.

Nesta foto, a peça da direita foi a 1100ºC e a da esquerda foi apenas a 1000ºC. Uma ficou castanha, a outra ficou preta.

Ainda não me refiz do que se passou ontem. Estava a fazer a ultima fornada, antes de regressar ao Porto. O forno trabalhava a bom ritmo e já ia a 900ºC quando se começou a aproximar um temporal. Comecei a achar que se viesse na minha direcção iria ter problemas. Infelizmente foi o que aconteceu. Já ia a 1000ºC quando tive que deixar de alimentar o forno. A minha grande preocupação passou a ser arranjar forma de proteger o forno, uma vez que está exposto ao ar. Recorri a um vizinho que me cedeu uma chapa para improvisar na cobertura do forno. O temporal chegou com rapidez e cheio de força. Muito vento, chuva e trovoada. Tudo em grande quantidade. Não podia fazer mais nada a não ser esperar que aquele temporal fosse embora. Ao fim de duas horas lá foi.
Tentar dormir para de manhã ver os estragos. O forno felizmente não teve danos, mas a fornada foi uma desilusão. Faltavam apenas 100º para terminar. O resultado está nas fotos, a diferença de uma fornada para a outra. A "sorte" é que estas peças fazem parte de outro grande grupo que já tinha cozido e que as posso misturar no trabalho sem que o estrague, mas todas as outras peças que estavam no forno ficaram aquém das expectativas. Melhores dias virão......de preferência com bom tempo.

Sem comentários: