segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Gerd Knapper deixou-nos hoje

 Passeatas que faziamos nos intervalos do simpósio

 Gerd Knapper gostava que lhe tirassem fotografias

 Gerd a trabalhar no simpósio de Culla

 Uma das obras realizadas no simpósio de Culla

Em Fevereiro de 2009, no Porto, quando me veio fazer uma visita
 
Recebi a noticia que hoje o meu amigo Gerd Knapper ( 1943-2012) faleceu.
Nasceu em Wuppertal, Alemanha, mas viva já à mais de 35 anos no Japão. Recordo-me de me dizer que já não sabia o que era, se Alemão, se Japonês.
Tive o prazer de o conhecer no simpósio de arte de Culla, Espanha (2007), onde ambos participávamos. Fomos mantendo contacto, em 2009 veio ao Porto fazer-me uma visita. Mandou-me uma mensagem a dizer que tinha sobrevivido ao Tsunami do Japão no passado ano e a viver no carro, perdeu a casa e a oficina.. Desde essa altura que perdi o contacto com ele, tendo hoje a filha enviado a triste noticia do seu desaparecimento.
Tínhamos formas de ver a cerâmica muito distintas, mas um respeito grande por ambos. Um bom contador de histórias e sentido de humor.
Sentiremos a sua falta!

Sem comentários: