segunda-feira, 22 de junho de 2015

Instalação "Casa da Criança" - Guimarães













Foi apresentada ao público, no passado dia 20 de Junho, a instalação "Casa da Criança", em Guimarães. 
Como fui aqui falando e mostrando imagens, foi um projecto que realizei em co-autoria com o Arq. Paulo Sousa Pereira, para a comemoração dos 10 anos da instituição "Casa da criança", em Guimarães. Fiz à mão, uma a uma, 3650 peças, para representar cada dia de existência da instituição, ou seja, 3650 dias. 
As peças representam o logotipo da instituição, que foi desenhado pelo primeiro menino que foi para ali viver. O conjunto das peças deu também esse logotipo. 
A ideia da instalação era ir desaparecendo ao longo do dia à medida que as pessoas iam levando as peças que tinham reservado atempadamente e das que na hora também queriam colaborar na ajuda da instituição, para poder continuar a desenvolver o trabalho maravilhoso que tem feito ao longo destes anos. Um trabalho realizado com muitos voluntários, disponíveis para ajudar a que este projecto resulta-se como resultou. 

terça-feira, 16 de junho de 2015

Apresentação pública da instalação "Casa da Criança" em Guimarães







Em 2015, a Casa da Criança comemora 10 anos desde o primeiro dia que iniciou a sua actividade e se tornou o lar de quase duzentas crianças em risco.

Para comemorar este momento, a instituição convidou os artistas Paulo de Sousa Pereira e Sofia Beça a desenvolver uma obra de arte que reflectisse a essência do trabalho merotório que a Casa da Crianaç tem vindo a desenvolver ao longo destes 10 anos. O resultado é a instalação artística "Casa da Criança" que será apresentada na Praça da Oliveira, no próximo dia 20 de Junho. Esta instalação artística é composta por 3650 "casas", que representam o lar e o colo que estas crianças encontraram na instituição, durante os seus 3650 dias de actividade.

As peças de arte, numeradas, certificadas e assinadas pelos autores, poderão ser adquiridas a um preço base de 10€, revertendo este valor para o financiamento dos próximos 10 anos de actividade da instituição. Assim, ao adquirir a sua "casa", estará a alicerçar o futuro de centenas de crianças, que encontram aqui o conforto e o carinho que todos deveriam ter.

Se quiser garantir já a sua casa:

http://www.casadacrianca.pt/a-casa-da-crianca-comemora-10-anos-e-preparou-um-evento-muito-especial

Contamos com a sua presença na Praça da Oliveira, no dia 20 de Junho a partir das 16h ( embora a instalação esteja todo o dia presente ao público), para festejar connosco e levantar a sua peça de arte, numerada e certificada, que fará parte desta instalação artística.