terça-feira, 5 de maio de 2015

EUNIQUE 2015 - Alemanha


Inaugura no próximo dia 7 de  Maio pelas 17.30 a EUNIQUE 2015, feira de artes & design, em karlsruhe, Alemanha. 
Este ano Portugal é o país convidado. Haverá um grande stand dedicado a Portugal onde poderão conhecer um pouco do que se faz por cá.

Eu, a convite da embaixada, estarei em frente, mas com um stand só para mim, para poder apresentar o que também tenho feito por cá e por diversos países por onde já passei profissionalmente. 

A minha presença é financiada pelo Instituto Camões, Embaixada de Portugal, Secretaria de Estado da Cultura e Design Português 2015

Vamos ver o que dizem os alemães do nosso trabalho!!!
Poderá ser visitada até dia 10 de Maio.

http://www.eunique.eu/en/home/homepage.jsp




segunda-feira, 4 de maio de 2015

Escultura "Casa da Criança"

 Acabamentos nas ultimas peças

O numero tão desejado...3650!!                                                                                                                






 Embalar as peças para seguirem viagem



 A tão esperada ultima fornada....a 7ª!!


O prazo foi cumprido!!! Foram três meses "no-stop", amassar, modelar, alisar, desenhar, numerar, enfornar...2500kg de grês!!!
Foram executadas 3650 peças como o projecto assim o pede, em 5 cores diferentes.
Agora vem a outra etapa, a preparação da montagem, para dia 20 de Junho ser apresentada ao público na praça do Toural, em Guimarães. Será apenas por um dia que poderão ver a instalação ao vivo. Se tudo correr como o previsto, ao longo desse mesmo dia, as peças começarão a desaparecer, uma vez que a ideia é cada um contribuir para a instituição da "casa da Criança" e em troca levar uma "casa" consigo.
Por uma boa causa!!!

domingo, 3 de maio de 2015

escultura "Casa da Criança"

 A varanda da minha cozinha durante este três meses foi mudando de cor

 Os moldes máximos que permito a mim mesma



Plano de trabalho.... fundamental

Ao longo destes três meses o ritmo foi de "loucos" para cumprir com o prazo estipulado. Foi também a primeira vez que fiz um plano tão rigoroso para não falhar nada, uma vez que a quantidade de peças por cores era obrigatória e tinha que ter mesmo 3650 peças no final.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Escultura "Casa da Criança"

 João, uma surpresa boa neste projecto (aluno da escola soares dos reis)

 primeiras peças prontas para cozer

 1ª fornada pronta para ir a cozer

 Primeiros resultados



À medida que a produção ia avançando, as fornadas também iam sendo realizadas.Aqui estão os resultados da primeira fornada, com todos os medos que este trabalho implicava, uma vez que o tempo de secagem era curto e as peças maciças poderiam causar problemas no funcionamento da fornada. A ajuda preciosa da Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis (agradecimentos ao director Alberto Teixeira), para a cedência do forno foi sem duvida importante. Sem esta ajuda o processo de trabalho teria sido bastante mais difícil de se realizar. 
Claro está que num projecto tão grande, com um curto espaço de tempo a realizar (de Fevereiro a Abril) o pedido de ajuda foi necessário. O professor e amigo João Paulo Pimentel, responsável pela oficina de cerâmica da Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, foi o primeiro a disponibilizar-se a ajudar nesta "empreitada", em quem confio a 100% os meus trabalhos no que toca a fornadas (e não só). 
Por ser demasiado custoso fisicamente (2500kg de grês), o meu corpo começou a ter algumas manifestações menos agradáveis, pondo em causa o prazo de entrega. Três alunos do 12º ano ( Vânia, Tânia e João) da escola ofereceram-se para ajudar nos acabamentos, ou seja, alisar as peças com esponja e água e os desenhos do logotipo. Dos três à que salientar o João Miguel, que foi incansável. Nunca falhou nos dias marcados (e não só) para a ajuda.
Mas surpresa mesmo foi a minha mãe!!! Aos 68 anos de vida, de muito já me ter visto trabalhar, decide ajudar também, sem nunca ter mexido em barro. Uma boa parte dos acabamento ficou da sua inteira responsabilidade e foi um gosto, ou antes, um prazer vê-la trabalhar com tanto afinco.