terça-feira, 31 de julho de 2012

Azulejos para recuperar fachadas





Infelizmente há pessoas que não dão valor ao que têm e desfazem-se das coisas sem qualquer cuidado.
Encontrei uma serie de azulejos no meio de entulho, para irem para o lixo. Com a autorização do dono, consegui recuperar esta quantidade, uma vez que uma outra parte já estava toda danificada. Apesar de tudo, consegui recuperar uma boa quantidade.
Agora vou recuperá-los um a um e ver se consigo encontrar interessados em preencher algumas fachadas  que tenham entretanto perdido alguns destes exemplares. Ou então, uma casa na zona histórica que esteja em recuperação e precise de azulejos.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Abertas inscrições para Curso de "Escultura de Murais Cerâmicos Cozidos em Fornos de Papel"

 
Calendário: 11, 14, 18, 21, 25, 26 de Setembro de 2012

Período de inscrições: até 30 de agosto de 2012 na Faculdade de Belas Artes do Porto

Formadora: Sofia Beça

Objetivos: Elaboração de uma proposta para um mural cerâmico com maqueta em suporte cerâmico

Programa:
Aprendizagem e elaboração de um projecto para um mural cerâmico de grande formato com respectiva maqueta à escala, executada em cerâmica e na aprendizagem da construção de fornos de papel para cozer as maquetas realizadas.

Informações:

Inscrição: 30,00 Euros
Propina:
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP – 95,00 Euros;
Público em Geral – 105,00 Euros;
Seguro escolar – 1,80 Euros

Horário: 18 horas | 11, 14, 18, 21, 25, 26 de Setembro de 2012

Créditos: 2 Créditos ECTS
Destinatários: Estudantes em Artes Plásticas, professores de Artes Visuais e público em geral.
Certificação:
Estudantes com frequência do ensino superior ou com formação graduada será emitido:

- Um certificado de frequência quando não avaliados, embora a atribuição deste certificado dependa da frequência de pelo menos 75% do curso ou da unidade de formação;

- Um certificado de formação contínua a quem frequentou com avaliação e aprovação um curso de actualização de conhecimentos;

Ao público sem frequência universitária ou sem formação graduada é entregue um certificado de frequência como curso livre.

sábado, 7 de julho de 2012

Mais uma nova fornada a lenha

 Enforne das peças

 Tapar todas as pequenas aberturas

 Preparação da lenha

 Alimentação do forno

 Chaminé em brasa

 Recta final da alimentação do forno

Abertura do forno


Equipa divertida esta que arranjei, Artur Ruivo (já repetente por tanto ter gostado á dois anos de participar), Amélia Rombert ( novata na aventura), Lia Ruivo e Rafael Beça.

Mais uma fornada feita a lenha. Ao fim de 9 horas de cozedura, atingi os 1130ºC que o pirómetro indicava, mas na realidade as peças foram a bem mais, já que estiveram bastante tempo a essa temperatura e em alguns sítios as peças em grês negro começaram a fundir e outras de grês com pasta de papel começaram a vitrificar. Pela experiência que tenho este barro negro ( vicente diez rn)começa a fundir a partir dos 1180ºC, portanto é muito provável que tenha atingido essa temperatura. As que se deformaram, perdi-as claro, mas todas as outras ficaram com cores distintas. Resultado mais que satisfatório portanto. Desta vez a fornada não foi solitária, o Artur voltou a ir dar uma mão na lenha e na fornada, a Amélia na fornada e na reportagem fotográfica. Depois foi tempo de uns dias de descanso bem merecido para todos.