sexta-feira, 25 de maio de 2012

Montagem do banco do Parque Urbano em Paços de Ferreira









A Arq. Marisa Graça e a sua equipa  (Apload) são os autores deste parque urbano que inaugura domingo, no centro de Paços de Ferreira.

Em 2009, a Arq. convida-me a fazer uma proposta para o revestimento dos bancos, que inicialmente eram 11. Depois por questões orçamentais, o projecto tem que ser remodelado e passam a ser 9 os bancos a revestir. Infelizmente, também por questões orçamentais, quando estava a terminar de pintar o segundo banco, a obra foi suspenda (a minha parte refira-se).

Para este trabalho estava uma fábrica de azulejos, feitos manualmente, a colaborar comigo, que se revelou um desastre. Técnicamente funciona muito bem, mas incapaz de cumprir com prazos. Má colaboração portanto, o que me obriga a ter que trabalhar com outra empresa se o projecto seguir em frente.

De momento está apenas um banco revestido da minha autoria. Para esta proposta a única imposição feita foi.... cor. Seriam os bancos a dar vida ao parque. Na proposta que apresentei e que foi aprovada, todos os bancos têm um desenho diferente e cor diferente.

Infelizmente nos projectos, os arquitectos costumam perder algumas batalhas, e este não foi excepção. Como exemplo, câmara optou por um equipamento de diversões para crianças, de plástico, que mais parece o arco-íris e portanto o meu banco até passou a ficar muito discreto.
No restante parque, por agora, está tudo muito deserto até cresceram as árvores e a necessitar do revestimento dos bancos para lhe dar vida e cor. Sem duvidas que é urgente retomar a obra.

De agradecer a Vitor Hugo, pela colaboração que teve na pintura dos azulejos (essa sim , uma boa colaboração), a Amelia Rombert pela ajuda na montagem no local e pela reportagem fotográfica que fez e ao Sr. Joaquim pela montagem dos azulejos nos bancos, que me aguentou até ao final sempre com um sorriso nos lábios.

domingo, 20 de maio de 2012

Inauguração da exposição do II International Ceramic Triennial UNICUM 2012

Palacio do sec. XVII onde está patente a exposição do II International Ceramic Triennial UNICUM 2012








Inaugurou no passado dia 15 de Maio, a exposição dos seleccionados do concurso "II International Ceramic Triennial UNICUM 2012", em Maribor, Eslovénia.
Foi uma excelente oportunidade para conhecer novos autores e alguns deles pessoalmente, como por exemplo Khaled Sirag (Egipto), Even-Chen Simcha (Israel), Gerstel Wilfried (Austria), Miletic Jenela ( Servia).
A minha presença no dia da inauguração só foi possível graças ao intercâmbio entre as duas capitais europeias da cultura deste ano, Maribor e Guimarães.
Um agradecimento grande para a Capital Europeia da Cultura de Guimarães.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Passeio por Maribor - Eslovénia

 Casa dos vinhos

 Esposição de Joze Subic- capital europeia da cultura

 Esposição de fotografia - capital europeia da cultura





Miletic Jelena, da Sérvia, que também participou no concurso da II International ceramic UNICUM 2012. Um dia bem passado em Maribor, capital da cultura este ano, com Miletic e com Khaled Sirag do Egipto, que também foi um dos participantes.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Passeio por Ljubljana - Eslovenia

 Uma de tantas pontes. Esta cheia de juras de amor.

 Esculturas que estao nesta ponte que tambem foram usadas como juras de amor.





Um pequeno passeio por Ljubljana. Uma capital que mais parece uma pequena cidade, uma vez que não se sente nenhum stress, muito calma, sem transito, sem barulho, com os habitantes suficientes.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

2 International Ceramic Triennal UNICUM 2012

Inaugura no próximo dia 15 de Maio, a exposição do concurso "2 International Ceramic Triennal UNICUM 2012", no European Cultural and Techological Centre Maribor, na Eslovénia.

Neste concurso participaram 294 autores, tendo ficado seleccionados 62. Felizmente eu faço parte dos seleccionados e estarei presente com o trabalho "Procurando o impossível".

Esta exposição poderá ser visitada até dia 30 de Setembro.