sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Monstros" em vez da Bienal de Cerâmica

Tenho por habito publicar um texto com uma imagem referente ao tema que falo. Hoje não o farei para não estragar a surpresa da senhora vereadora da cultura de Aveiro.
Supostamente deveria inaugurar no próximo sábado pelas 16.00 a Bienal de Cerâmica de Aveiro, mas ontem passei por lá para ver se o meu trabalho estava montado nas condições que pretendo e deparo-me com uma situação que inicialmente não entendi. Às vezes sou muito lerda. Só depois de ler a noticia que foi publicada no jornal de noticias de terça-feira é que percebi.
A senhora vereadora da cultura, para além de ter o cargo politico da câmara municipal de Aveiro, também é "criadora" e até dá um nome à sua criatividade "Monstros". Pois bem, passo a transcrever um texto:
"Tendo em conta a reutilização de grandes electrodomésticos colocados no lixo, ou seja, os designados "monstros", a Vereadora do Pelouro da Cultura, Maria da Luz Nolasco, decidiu fazer o reaproveitamento de algum desse material para ficarem como suporte das peças da Bienal. Como são lixo, os tais "monstros" que as pessoas não precisam e estão na lixeira disponíveis, foram transformados e constituem os suportes que sustentam os objectos de arte num espaço museológico. Em tempos em que os recursos são escassos, podemos aproveitar e reutilizar o que já existe"  refere Maria da Luz.
A ideia é original e não irá colocar em segundo plano as peças “os monstros não vão competir com a peça, são puros e meros suportes e não se impõem a qualquer leitura dos objectos porque não é essa a intenção. Acho que não vamos entrar em conflito com aquilo que é o produto artístico.”

Pois foi isto que vi, uma exposição de eletrodomésticos, intitulada "Monstros", pintados de amarelo, azul e roxo. Uns ao alto, outros deitados, os frigoríficos com luzes florescentes dentro. Temos de tudo por lá. Criatividade não falta ali.

O problema desta senhora é que tinha outra exposição para inaugurar, ou seja as obras seleccionadas da Bienal.  Portanto, nada melhor que "decorar" com esses trabalhos a sua exposição. Temos peças tridimencionais dentro de frigoríficos (portanto só se podem ver de um lado), peças em cima de fogões, que me fizeram recordar os anos 50 e 60 quando a donas de casa acabavam de limpar os fogões e os fechavam decorando com um paninho e uma jarrinha de flores de plástico. Televisões com os "tarecos" em cima......Sim, foi isso mesmo que eu vi. As obras de cerâmica de todos os autores são tratadas como "tarecos".
Os mais felizardos ( ? ) (estou nesse grupo), apesar daquela desgraça toda, são os que têm trabalhos de parede. A esses tocou-lhes uns andaimes amarelos com umas placas de mdf pintadas de cinza.

Conclusão; esta senhora iluminada, conseguiu fazer com que as peças passassem a ter todas um aspecto de lixo. Eu não sei se estão lá trabalhos de cerâmica com qualidade, pelo simples facto de não se conseguirem ver. Obras que só por si falam, são "comidas" por toda aquela lixeira em arco-íris.

Eu e todos os autores que estamos representados nesse local, somos vitimas de um crime mural. Os artistas têm vários direitos e um deles é o direito moral.

Infelizmente, no regulamento da bienal diz que não se podem retirar as obras até ao encerramento da mesma, porque senão eu tinha retirado o meu trabalho dali. Tenho vergonha de ter participado numa bienal que pensava ser seria e respeitosa. Vergonha de ter uma foto do meu trabalho no catálogo, vergonha de ter recebido uma menção honrosa, perdão, menção horrorosa.

Eu participava nesta bienal por ser o único concurso de cerâmica no país e com qualidade, por sermos poucos portugueses a participar, não pelos prémios, que já recebi alguns por lá, mas sim pelo dever de incentivar os portugueses a estarem representados aí. Somos poucos e assim seremos ainda menos. Se a ideia da vereadora é fazer desaparecer uma bienal com participantes de qualidade, está no melhor caminho. Não voltarei a dar o meu contributo, nem recomendo a mais ninguém.

domingo, 25 de setembro de 2011

Bienal de Aveiro e Exposição dos 5 Ceramistas Portugueses

Inaugura no próximo sábado, dia 1 de Outubro, pelas 17.00h a exposição "Escultura Cerâmica Hoje: 5 Autores Portugueses, no Museu da Cidade, em Aveiro.
Esta exposição já esteve, no passado mês de Janeiro, no Museu Amadeu Souza-Cardoso, em Amarante, em Maio na programação da CERCO, com Portugal como país convidado, em Zaragoza. 
A exposição estará patente até dia 13 de Novembro.
Esta exposição faz parte da programação da Bienal de Aveiro, que inaugura no mesmo dia, pelas 16.00 com a entrega dos prémios, no Museu de Aveiro

Também ainda na programação da Bienal, e a inaugurar ao mesmo tempo, a exposição de Rute Marcão e Sofia Beça, na Galeria Enquadrar.

sábado, 24 de setembro de 2011

Meia-Noite em Paris



"Gil e Inez ( Owen Wilson e Rachel McAdams) estão noivos e de visita a Paris. De casamento marcado, eles têm ainda algumas em acertar agulhas no que diz respeito à vida em comum. Ele é um argumentista de Hollywood com "síndroma da Idade de Ouro" que sonha viver em Paris e escrever o romance da sua vida seguindo os parâmetros dos grandes escritores da história da literatura. Já ela é uma mulher pragmática que aspira a uma vida estável e luxuosa em Malibu, nos EUA. Uma noite, embriagado pela beleza da cidade ( e algum vinho), Gil perde-se na cidade e vive a mais extraordinária experiência da sua vida num encontro com personagens que ele julgava existir apenas nos livros e que o farão reformular toda a sua existência.
Uma comédia romântica que marca o regresso de Woody Allen ao seu registo habitual, e que conta com as participações de Marion Cotillard, Léa Seydoux, Carla Bruni, Michael Sheen, Lurt Fuller, Kathy Bates e Adrien Brody."

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Curso de Murais cerâmicos cozidos em fornos de papel





Terminou o Curso de Murais Cerâmicos Cozidos em Fornos de Papel, que teve lugar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no contexto da formação continua, tendo sido eu a monitora do curso. Um curso de curta duração e muito prático, com direito a dois créditos. Alguns dos alunos que participaram querem repetir, mas com mais duração e outros que se foram apercebendo do curso, também querem participar num próximo. Segundo o previsto, isso será possível. Aproveito aqui para agradecer a todos aqueles que se foram aproximando e colaborando.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cozedura das maquetas no forno de papel







A passada sexta-feira foi o "ponto alto" do curso. Todos os alunos do curso estavam curiosos por ver se a construção do forno aguentava e se de facto um forno de papel coze cerâmica. Muitos tinham duvidas. À medida que as horas iam passando, curiosos e amigos se iam juntando a nós. Tudo correu lindamente e o forno comportou-se na perfeição deixando ir a muito boa temperatura.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011






Aqui fica mais algum registo do que tenho feito com os alunos no Curso de Murais Cerâmicos Cozidos em Fornos de Papel, na Faculdade de Belas Artes do Porto - a construção do forno com direito a pintura.

domingo, 18 de setembro de 2011

Curso nas Belas Artes






O curso de murais cerâmicos e cozidos em fornos de papel continua a avançar a bom ritmo. Já existem maquetas e começa-se a preparar os materiais para a construção do forno de papel. os formandos cada que passa, mais se animam.

Fotos de Sofia Beça e Federico Mongars

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Curso Murais Cerâmicos cozidos em fornos de papel



Começou no passado dia 7 de Setembro o curso de murais cerâmicos cozidos em fornos de papel, na Faculdade de Belas Artes. É um pequeno curso de formação continua, coordenado pelo curso de escultura da mesma instituição e termina dia 21 de Setembro. . Na próxima semana iremos construir o(s) forno(s) de papel e a respectiva cozedura. A ver de que os meus "alunos" são capazes.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Percurso 1994- 2011

video
Aqui fica o registo de algum trabalho que tenho produzido ao longo destes últimos 17 anos com a "mão na massa". A qualidade das imagens não é das melhores, mas foi como fui registando ao longo do tempo. Quem vir este diaporama e tiver algum destes trabalhos, agradeço que me avise para eu poder fotografar com melhor qualidade.