segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Texto do catálogo da exposição "Escultura Cerâmica Hoje - 5 autores portugueses"

És a minha onda, 2010
Quem conhece o percurso de Sofia Beça não terá dúvidas que este trabalho é resultado de anos de experiência - a da sabedoria adquirida relativamente aos meios e ferramentas que utiliza, por um lado, e a experiência vivida ou vivencial que lhe permite chegar onde se encontra hoje.
Sofia Beça tem-se dedicado e demonstrado, através das materializações do seu imaginário, que é especialista em cerâmica - este é o seu meio privilegiado de expressão artística independentemente da denominação das suas formalizações . objectos, relevos, painéis de azulejos, esculturas ou instalações.
Do seu trajecto fazem parte diversos momentos que nos vão fornecendo elementos acerca do seu processo e dos seus pressupostos.
Em És a minha onda, 2010, sente-se uma vontade e necessidade da autora de não se circunscrever a um espaço contido; uma espécie de libertação através da ideia de continuidade. As suas medidas reais (200 x 130 x 10 cm) parecem deixar de ter relevância pelo facto de termos a sensação ou o desejo de seguimento para além de si mesmo - podemos comparar com uma fotografia ou uma pintura de uma paisagem que não deixando de ser um recorte/fragmento permite-nos ver além de e para além de.
Deste modo, a poética expressa em És a minha onda implica, simultâneamente, a nossa aproximação e distanciamento físicos, permitindo-nos diferentes níveis de percepção, fruição e, consequentemente, sensações distintas.
Mantendo a manufacturação e repetição de gestos que caracterizam o seu processo de materialização baseado em automatismo quotidianos, mas libertando-se de uma suposta ilustração e formalização condicionadas, estes trabalhos mais recentes de Sofia Beça são permeáveis à livre interpretação não se fechando em si mesmos e talvez por esse motivo se enquadrem num novo capítulo da sua experiência artística.

Rute Rosas
Artista Plástica - Escultora
Professora / Investigadora
Novembro 2010

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Novo dono

"É bom "ver" borboletas"
Grês, técnica da lastra, cozedura a gás a 1180ºC com redução. 2010. 36 x 40 x 12 cm

Este foi mais um trabalho que encontrou um novo dono. Felizmente sei para onde foi e que será bem cuidado. Rico presente de Natal teve a "felizarda"...

domingo, 16 de janeiro de 2011

Inauguração da exposição "Escultura Cerâmica Hoje - 5 autores portugueses"




Já há muito tempo que não via tanta gente a ir propositadamente, de vários pontos do país, à inauguração de uma exposição de cerâmica. Quero agradecer a todos que apareceram por mim e pelos outros ceramistas e pedir desculpa por não ter conseguido "atender" a todos.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Montagem da exposição em Amarante

João Carqueijeiro com o seu colaborador na montagem de um dos seus trabalhos.

Virgínia Fróis á volta da sua peça com a ajuda da curadora desta exposição, Karin Somers

Tudo ao molhe e fé em Deus! É o que dá em fazer trabalhos delicados e pesados...
Devo agradecer a todos que me ajudaram, uma vez que não estava nas melhores condições físicas para fazer a montagem da exposição.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Escultura Cerâmica Hoje - 5 Autores Portugueses

Inaugura no próximo dia 15 de Janeiro a exposição"Escultura Cerâmica Hoje: 5 autores portugueses". A inauguração terá inicio pelas 16.00h na sala de exposições temporárias do museu.

A organização conjunta da exposição entre o Grupo dos Amigos do Museu e o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso conta com a Curadoria da também ceramista Karin Somers e estará patente até ao dia 20 de Março de 2011.

Na mostra poderemos encontrar "a obra expressionista e monumental da pioneira Cecília de Sousa que remete frequentemente para uma arqueologia ligada aos lugares dos seus afectos, a força telúrica da transformação matérica nas peças de João Carqueijeiro, as construções lúdicas de imaginário arquitectónico e mecânico de Heitor Figueiredo, enriquecidas com irreverentes pormenores em materiais recuperados. O carácter conceptual das instalações de Sofia Beça, metáforas das suas vivências inspiradas na natureza, confirma uma contemporaneidade que também é reforçada pela contaminação de outras disciplinas artísticas como a fotografia e a música. Virgínia Fróis, cujas peças reivindicam uma dimensão simbólica e espiritual alimentada pela força inspiradora dos lugares que irão habitar, também partilha de uma abordagem conceptual quando perpetua em vídeo todas as fases através das quais a peça se vai transfigurando"

Karin Somers, catálogo da exposição).
(foto de uma das obras de Cecília de Sousa)

domingo, 9 de janeiro de 2011

Escultura Cerâmica Hoje - 5 Autores Portugueses

Inaugura no próximo dia 15 de Janeiro, pelas 16.00h, a exposição "Escultura Cerâmica Hoje - 5 Autores Portugueses", no Museu Amadeu Souza Cardoso

Para esta exposição, comissariada por Karin Somers, foram convidados Cecília de Sousa, Heitor Figueiredo, João Carqueijeiro, Sofia Beça e Virgínia Fróis.

Esta exposição poderá ser visitada até ao dia 20 de Março.

Museu Amadeu Souza Cardoso - Alameda Teixeira de Pascoaes - Amarante
Tel: 255420272
Aberto de 3ª a Domingo das 10.00h ás 12.30h e das 14.00h e 17.30h

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011