quarta-feira, 30 de junho de 2010

Forno de papel e carvão de Chisato Kuroki e Federico Mongars

Para a construção deste forno são necessários alguns tijolos refractários, placa de fibra de vidro, muito carvão, muitos jornais molhados e....


40 secadores de cabelo!!

O forno chega a conseguir atingir os 1200ºC sem que o jornal se queime. Um forno bastante barato nos materiais, mas em energia.....

Chisato Kuroki e Federico Mongars também não escaparam ás pinturas em barro da Marta Candela e á "TVi or no TVi" que fará uma curta metragem sobre os domadores de fogo deste ano.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Mural "Borboletário"





"Borboletário"

Um borboletário é um espaço, uma "casa" para borboletas. O mural sugere um movimento da esquerda para a direita em que é representada a vida efémera das borboletas como metáfora da própria vida humana.

Na realidade este trabalho funcionaria muito melhor numa parede com mais espaço para que a ideia de movimento fosse mais evidente, mas a parede que eu tinha elegido era de um particular que não autorizou a colocação.
Optei por esta parede, em que a proprietária muito agradeceu, mas que infelizmente tem uns cabos horrorosos que para além de não me permitirem alargar o trabalho, interferem visualmente. O resultado agrada-me, mas não ficou como eu preferia.
Curiosamente para a montagem do mural, contei com o Sr. Artur, um português que por ali trabalha.

Catálogo Domadores de Fuego # 003 a la tercera

Detalhe da peça "Repouso para insectos" que está na exposição de Domadores de Fuego e que passou a fazer parte da colecção do museu de ceramica de Muel.

Para a exposição e festival foi feito um catálogo com imagens e textos de cada participante. Sobre mim vem o seguinte texto:

"Sofia Beça es una de las ceramistas portuguesas com mayor proyección internacional. Su formación se inició en la Escuela de Artes Decorativas de Oporto y se ha completado con numerosos seminarios internacionales con los mejores ceramistas europeos.
A pesar de su juventude su lista de exposiciones individuales y colectivas es interminable tanto en su ámbito nacional como en el internacional. De su presencia en España, podemos destacar exposiciones en espacios como la Posada del Potro de Córdoba, la Galeria Sargadelos o en la Sala Barbasan de la CAI de Zaragoza.
De sus premios y a modo de ejemplo citar el primer premio de cerámica mural de Alcora, um segundo premio de la Bienal de Aveiro o también un segundo galardón en la Bienal de cerámica Martí Royo asi como en valladolid.
Sofia Beça ha realizado numerosas obras para espacios públicos y privados y su obra está presente en numerosas instituciones y museos.
Es la creadora de los Encuentros Internacionales de Boassas (Portugal)."

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Exposiçao Domadores de Fuego 2010

Sofia Beça- "Repouso para Insectos"
Grês, técnica da lastra, cozedura a 1100ºC em forno de lenha. 70 x 10 x 200 cm. 2008
Este trabalho passa a fazer parte da colecçao de ceramica contemporanea do Museu do Ceramica de Muel, uma vez que o museu o adquiriu.

Inaugura amanha pelas 12.00h a exposiçao "Domadores de Fuego 2010" no Museu de Ceramica de Muel. Todos os participantes deste ano terao um trabalho seu exposto. Nesta exposiçao estarao Juan Jiménez, Charo Cimas, Miguel Molet, Sofia Beça, Adolfo Giner, Alberto Hernández entre outros.

Durante a exposiçao também se poderao ver os seguintes videos:
Video Domadores de Fuego 2009, de Raúl Borobio
Fotografias Domadores de Fuego 2009, de Raúl Borobio
"20 Sueños Aplastados" - Charo Cimas, Marcos Morilla, José Fenero e Isabel Blanco
Habitáculos de Fuego de Juan Fanlo
"Habitáculos " e " From womb to Tomb - refuges and habitats" de Sofia Beça
"Clase Insectae: duets" de Joaquín Vidal

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Fornadas

Peças acabadas de chacotar no forno eléctrico sem nenhum acidente.

Peças prontas para entrarem no forno de gás.

No forno de gás as peças irao a cozer a 1200ºC com atmosfera redutora para obter o resultado pretendido.
Ao fim de 15 dias e de algumas possibilidades falhadas, elegi uma parede para o meu mural. Estava previsto para um local que nao me agradava de todo e fui fazendo as minhas pesquisas por Muel. Encontrei esta parede, que tem um aspecto que me agrada embora já tenha pedido para retirarem posteriormente todos aqueles fios que perturbam. Sábado começarei a colocar o mural e a ver vamos como fica.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Borboletário de Sofia Beça

Proposta de trabalho

Modelaçao das peças


Algumas da peças na secagem

Enforne das peças

Nestas duas semanas aqui por Muel, executei a minha proposta de trabalho intitulada "Borboletário". Agora as peças estao no forno a chacotar e amanha já poderei ver alguns resultados. Depois segue-se a fornada a gás com atmosfera redutora a 1200ºC, para no fim de semana poder colocar na parede onde ficará em definitivo no parque Muel.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

"Los Pasadizos"







Nem só de trabalho se vive por aqui. Ontem fui dar um passeio com Joaquím e Susana (sua mulher) a um sitio chamado "Los Pasadizos" e fica a cerca de 2 km apenas de Muel. É um vale no meio do monte e cada vez que se vai andando fica mais estreito até que começa a ser dificil continuar. Ali encontrei esconderijos de toda a especie, insectos, borboletas, pássaros, coelhos, plantas... ou seja, tive um dia em cheio!

sábado, 19 de junho de 2010

Alguns momentos de relax

O meu chá nao pode faltar (um dos meus vicios) e por aqui já o sabem.

Juan Fuente, Joan Mundet, Mercè Trabal, Gerardo Pescador e eu esperando que Joaquín Vidal se junta-se para comermos. E aqui come-se (e bebe-se) que se farta!!

Rafael Pérez veio até cá fazer-nos uma visita e trazer uma peça sua que será cozida durante o festival.

Alberto Hernández, Joaquín Vidal, eu e Gerardo Pescador numa visita ao parque para definir onde irao ser distribuidos os participantes.

Este é Fernando, que nos dá de comer e beber todas as noites e será ele e a sua mulher que irao aguentar todos os "domadores" e visitantes durante o festival, pois o bar deles fica mesmo no parque.

Joaquín Vidal e Joan Mundet a descansar um pouco

É dificil de apanhar Joaquín Vidal sossegado, ou seja, sem telefone na mao, sem máquina fotográfica e sem estar a resolver problemas para todos termos tudo ao nosso alcance. Consegui ao fim de muitos dias esta foto em que está apenas a pensar com os seus botoes.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

"Somier" de Alberto Hernández






Alberto Hernández terminou ontem uma parte do trabalho, ou seja, a construçao da sua peça intitulada "somier", que é feita com um estrado de metal e barro. O Alberto também já se foi e regressa para o festival onde irá cozer esta peça no forno que também aqui construiu. Passaram-se bem estas duas semanas com os colegas de trabalho. Agora apenas estou cá eu a terminar o meu mural, que tem que ficar pronto até domingo, obrigatoriamente.

Alberto Hernández





Aqui fica o registo da construçao do forno que Alberto Hernández, com a ajuda de Joaquín Vidal e de Juan Jiménez, esteve a construir e que vai usar para cozer o seu "somier" no festival de domadores de fogo.