terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ceramique 14

DA TRADIÇÃO À VANGUARDA

Como sempre na vanguarda dos acontecimentos sobre "cerâmica", a 6ª edição do Salão "Céramique 14 Paris" prossegue a sua política de abertura sobre o mundo e oferece mais uma vez uma bela mostra da cerâmica contemporânea.

Este ano, Portugal é o nosso convidado e está representado por ceramistas sendo alguns considerados como dos mais importantes actores e testemunhos das diferentes correntes da "Cerâmica contemporânea Portuguesa".

Por exemplo, Heitor Figueiredo mergulha-nos num mundo lúdico onde o imaginário nos transporta para uma arquitectura colorida de diferentes formas quase "naif", tal como as aguarelas de Paul Klee. Sofia Beça, tal como as placas tectónicas que comprimem as paisagens da terra entre mediterrâneo e atlântico submerge-nos com as suas instalações compostas por múltiplas formas onde o cunho do homem rivaliza com a natureza. Mário Reis confronta a abordagem secular da cerâmica portuguesa com materiais que contrastam de uma forma quase conflitual mas que resulta num conjunto homogéneo entre tradição e modernidade.

Além de se tratar de artistas confirmados, são também embaixadores e ensinadores do seu saber junto das novas gerações que graças a eles deixam de estar divididos entre a arte e o artesanato.

Muitas nacionalidades e gerações que estão presentes na "Céramique 14 Paris" traduzem um género de linguagem universal influenciada por um terreno fértil de conhecimento comum, a cerâmica, mas que, a cada etapa, nos conta uma outra história.

Da arte animalista à arquitectura, do objecto funcional à invasão do espaço por objectos que se tornam símbolo, o Salão "Céramique 14 Paris" deseja defender o trabalho excelente desses Artistas juntando-os numa real identidade de exposição. Este Salão "Céramique 14 Paris 2009" consagra a assimilação do conhecimento, da tradição e da inovação no mundo da cerâmica de arte contemporânea.

Francois Lahaut
Director
(texto do catálogo da edição)

sábado, 26 de setembro de 2009

Bienal de Aveiro

Dia 3 de Outubro, pelas 16 horas, inaugura a IX Bienal Internacional Artística de Aveiro, no Museu de Aveiro e poderá ser visitada até dia 15 de Novembro. Também eu lá terei um trabalho.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bach

O meu querido Arcádio Blasco, escreveu-me esta semana e no meio do mail tinha esta frase, "...Un acorde de BACH, puede llenar tu espíritu y prepararte un clima creativo...". Sabe bem ter amigos destes.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Workshop de Azulejos

A Galeria Trindade vai organizar no Sábado, dia 26 de Setembro, das 15.30h às 18.30h um workshop de pintura de azulejo com a Ceramista Sofia Beça.O valor é de 20€ e inclui todo o material. Aceitam-se inscrições por email para geral@galeriatrindade.co.pt ou pelo telefone 222088528 das 14h às 19h de Terça a Sexta e das 15h às 19h Segunda e Sábado.

Rua Miguel Bombarda, 200 - Porto
www.galeriatrindade.co.pt

domingo, 20 de setembro de 2009

7º Simpósio de Cerâmica Artística para Países Mediterrânicos - Grécia

Na ultima edição da revista Bombart, vem publicado, em destaque, no roteiro internacional o seguinte artigo:

7º Symposium of Artisctic Ceramics for Mediterranean Countries

Tradição Milenar

Sofia Beça representa Portugal na Grécia

O simpósio organizado pelo Centro Internacional de Cerâmica da Grécia, a decorrer em Volos, conta com a presença de Espanha, Itália, França, Portugal e Grécia, num total de cerca de 10 ceramistas, tendo sido Sofia Beça única convidada a representar Portugal por indicação dos artistas Guido Mariani e Emidio Galassi, de renome na área da Cerâmica. Em 1790, a família Anetopoulos começou a trabalhar a arte do barro. Criou um local adequado, onde as exposições e simpósios internacionais de cerâmica artística têm tido lugar desde o ano 2000. Como, em 2013, os Jogos Mediterrânicos terão lugar na cidade de Volos, a administração do Centro Internacional de Cerâmica visa promover uma série de eventos, para os países mediterrânicos, até 2013. Assim, este ano, decorre o 7º Simpósio de Cerâmica Artística para os países mediterrânicos e o 9º Salão Internacional de Cerâmica Artística. O Simpósio tem início a 4 de Setembro e termina a 14. A inauguração acontece no domingo, 13. Cada artista cria o seu próprio projecto que no dia da abertura será apresentado na exposição e transportado para o Museu. À noite, projectam-se cds dos artistas convidados. De acordo com os valores da hospitalidade grega, vai organizar-se durante o simpósio uma excursão à montanha do Mítico Centauro - como ponto alto da inspiração.

Marília Afonso

sábado, 19 de setembro de 2009

O amor é eterno

"O amor é eterno - a sua manifestação pode modificar-se, mas nunca a sua essência... através do amor vemos as coisas com mais tranquilidade, e somente com essa tranquilidade um trabalho pode ser bem sucedido."

Vincent van Gogh

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Regresso a casa....mas por pouco tempo

Pois aqui estou eu de volta a casa, ao fim de uns 15 dias passados pela Grécia, no simpósio de cerâmica. Agora é tempo de reorganizar o que ficou pendente e preparar as malas para daqui por uns dias partir até Paris, desta vez para participar na 6ª Edição de cerâmica de arte contemporânea, em que Portugal é o país convidado.
Paralelamente a tudo isto, tentar reorganizar a minha vida pessoal, que anda de pernas para o ar, sem ainda lhe ter encontrado a luz ao fundo do túnel.

domingo, 13 de setembro de 2009

Simpósio na Grécia

Nesta foto ve-se uma antiga fabrica de tijolos, adaptada agora a escola de ceramica, galeria e bar, em Volos. Ao fundo, o Monte Pelion.


"Αναμνησεις απο την Ελλαδα" (Memorias da Grecia)


"Ποση αποσταση υπαρχει μεταξυ μας?" (Qual a distancia que nos separa?)

Estes foram os trabalhos que realizei aqui nestes dias.

"Μερος της μετοπης " (Fragmento de Metopa)

Este foi o trabalho realizado pelo Angel Dominguez-Gil


Angel "apanhou-me" a ter mais uma conversa com a sua esposa, Carmen, que para alem de ser uma pessoa fantastica, e tambem psicologa, que foi tentado ajudar neste periodo doloroso que tenho passado na minha vida.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Simposio Grecia

Tenho desfrutado muito das conversas como Angel, em determinados assuntos tem sido o meu "papa".



O problema do teclado continua, portanto a que fazer um esforco para perceber o que vou escrevendo.
Os dias vao passando e as pecas comecam a ter forma. Os meios sao muito rudimentares, mas com boa vontade tudo se resolve. Assim tambem estamos constantemente a procurar solucoes para que os trabalhos fiquem com o aspecto que gostariamos. Infelizmente o tempo ja nao nos permite ir a banhos, vamos a ver se o tempo se resolve a ficar bom novamente, pois este mar e fabuloso e a apenas 30 metros de distancia da pensao.

domingo, 6 de setembro de 2009

Simposio Grecia

E desta forma que eu e Angel ( mais a sua esposa) comecamos e terminamos o dia de trabalho. A agua tem uma temperatura de que nao estamos nada acostumados.

Katsilieris Andre

Rallis Tasos
Angel Dominguez-Gil

Comeco por dizer que o texto estara escrito cheio de erros. Aqui o computador nao tem acentos e por isso determinadas palavras perdem o sentido. Se existem acentos, eu nao os descubro.
Afinal estamos menos participantes que o previsto. Infelizmente a ultima da hora, alguns desistiram, mas seguramente que tudo ira correr bem na mesma.
Os gregos sao como os imaginamos, mais desorganizados que nos, mas no fim tudo aparece, parecendo que vem do nada.
Estou aqui eu, juntamente com Angel Dominguez-Gil, Katsilieris Andre, Rallis Tasos e os organizadores. O trabalho vai comecando a aparecer e daqui por uns dias poderei contar um pouco mais do que vamos fazendo.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Simpósio na Grécia

Será já esta madrugada que parto com destino á Grécia, mais concretamente, a Malaki, Volos, para participar em mais um simpósio. Será um dia inteiro entre aeroportos, aviões e comboio. Dia desagradável, portanto.
O 7th Symposium of Artistic Ceramics for Mediterranean Countries, organizado pelo Centro Internacional de Cerâmica da Grécia, começa dia 4 e termina dia 14. Segundo as indicações que tenho, estão previstos os seguintes participantes: Guido Mariani, Itália; Toni Soriano e Angel Dominguez-Gil, Espanha; Jean Charles Proleangau, França e mais cinco gregos dos quais ainda não sei o nome.
Vamos a ver o que nos espera deste simpósio.
Se eu tiver possibilidades, irei dando noticias do que se vai passando por lá.