quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dias em Outeiro


Estes dias em Outeiro têm sido produtivos. Durante o dia vou executando trabalhos para serem mostrados em Outubro em Paris, isto se ficarem com o resultado pretendido e no final do dia descansa-se um pouco. Desta vez o Rafael trocou a bicicleta pelo passeio de burro. Pareceu-me uma boa troca.

domingo, 26 de julho de 2009

Rio (?) Maçãs


Na passada sexta feira, depois de ter andado o dia todo a tratar de lenha para as fornadas, fui dar um passeio de bicicleta com o meu filhote. Decidimos ir até ao rio Maçãs que fica a 6 km de Outeiro dar uma refrescadela ao corpo. Para surpresa nossa deparamos-nos com este panorama. O rio deixou de lá estar, as poucas poças com minúsculos peixes a agoniar ou já mortos, um cheiro horrível. Mais acima o rio tem uma represa, ainda com alguma água mas também já com peixes mortos. Essa água é captada para abastecer uma aldeia ali perto. Será que aquela gente sabe que água anda a consumir?? Desta vez o passeio foi desolador.

terça-feira, 21 de julho de 2009

A caminho de Outeiro

Se durante o ano gosto pouco de estar na cidade, nesta altura pior ainda. Vou hoje mesmo para Outeiro, com os materiais na mala para poder trabalhar sossegadamente. Isto significa que este blog ficará a ritmo de caracol.

sábado, 18 de julho de 2009

Novo dono

"Compartimentos"
Grês, técnica da lastra, cozedura a 1150ºC a gás com redução. 80 x 50 x 4 cm. 2006

Para comemorar os 20 anos de uma clínica dentária privada, aqui no Porto, escolheram este trabalho que passará a estar no edifício.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Novo dono

"Menir"
Grês, cozedura a 1150ºC com redução em forno gás. 110 x 50 x 30 cm. 2006

Tinha este trabalho na loja Opção e foi adquirido para presente de casamento. Será colocado num jardim, que foi para esse efeito que executei a peça.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Simpósio na Grécia

Quando recebi, em Abril passado, o convite para participar no simpósio, que não abrangia a deslocação, de imediato entrei em contacto com uma serie de entidades governamentais a solicitar o apoio de apenas um bilhete de avião (nada mais que isto), pois tudo o resto é assegurado pela entidade organizadora. Curiosamente, quase todos foram bastante rápidos na resposta e todas muito semelhantes no seu conteúdo, ou seja......muito bom Portugal ter alguém para o representar, mas não é possível a ajuda....
Apenas a Câmara Municipal do Porto, onde nasci e trabalho, foi diferente. Até agora nem uma resposta. Devem ter gasto tudo nas corridas de automóveis e no futebol.
Não chego ao ponto da Maria João Pires, que vai recusar a nacionalidade portuguesa, mas que não terei grande orgulho, no simpósio, em dizer que venho de Portugal, isso seguramente que não. Não é graças ao apoio de Portugal que lá estarei.

sábado, 11 de julho de 2009

Simpósio na Grécia

Vai decorrer de 4 a 14 de Setembro, em Volos, o 7th Symposium of Artistic Ceramics for Mediterranean Countries, organizado pelo Centro Internacional de Ceramica da Grécia. Por indicação de Guido Mariani e de Emidio Galassi, fui a escolhida para representar Portugal. Os países representados serão Espanha, Itália, França, Portugal e Grécia, num total de cerca de 10 ceramistas. Mário Claúdio escrevia num texto que me fez para a exposição do Museu de Olaria de Barcelos, que deveria ir á Grécia. Pois bem, ao fim de 12 anos farei o que me recomendou.

Junto a esta pequena noticia, a música da grega Savina Yannatou, de quem tenho dois cd´s que por vezes me acompanham no trabalho.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Culla 2007

video

No I Encontro Internacional de Arte - Culla 2007, organizado por Mariano Poyatos, trabalhamos durante três semana para mais tarde se apresentar os resultados em várias exposições por Espanha e assim se concretizou. Foram convidados a participar Gerd Knäpper (Alemanha), Juan Ortí (Espanha), Matsuo Takashi (Japão), Sofia Beça (Portugal), Gabriella Sacchi (Itália), Marc Verbruggen (Belgica). Mariano Poyatos tinha visto a exposição resultante do I Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas (2004), organizado por mim e também ele quis organizar um encontro semelhante em Culla, uma pequena aldeia perto de Castelló, Espanha. O local era fabuloso. O diaporama é acompanhado com a música de Omar Faruk, que me foi dada a conhecer pelo meu querido amigo Juan Ortí.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

1994 - 2006

video

Em 1994 montei o meu minúsculo atelier e comecei a trabalhar na cerâmica a tempo inteiro. Neste diaporama apresento cronologicamente alguns dos trabalhos que fui fazendo ao longo desses 12 anos. Entretanto mais três anos se podem adicionar. Como não gosto de trabalhar sem música, também este diaporama é acompanhado com ela. Desta vez escolhi Anouar Brahem.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Heartbeat



Para David Sylvian é o essencial da vida. Plenamente de acordo. Sem isso as pessoas tornam-se amargas.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Termina "O pátio é meu!"

"Armazenar para o Inverno"
Grês, engobes, técnica da lastra, cozedura a 1050ºC em forno lenha. 2007. Medidas variadas


"Tugúrio"
Grês, técnica do bloco e cilindros, cozedura a 1150ºC a gás com redução. 2006. 44 x 17 x 12 cm

Assim fica completa a apresentação dos trabalhos expostos na Galeria Trindade, em Miguel Bombarda, na exposição "O Pátio é meu!". Termina agora no dia 4 de Julho.