sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Já cozemos

Esta é mais ou menos a vista que tenho durante várias horas, quando estou a fazer a fornada.
Há quem não acredite que consiga cozer neste forno a esta temperatura. Ainda foi a mais, mas não voltei a fotografar.

Esta pequena peça foi cozida durante esta fornada.

Pois lá fui eu a Outeiro ver como estava o forno. Felizmente os estragos eram menores do que eu pensava. Tive que tapar fendas e secar o forno. Depois consegui fazer uma fornada, que durou sete horas. Já estava com saudades de poder trabalhar com este forno.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

"Estamos a secar"

Depois de uns dias de trabalho, tenho agora as peças na fase de secagem, á espera da hora da fornada. Amanhã irei para Outeiro ver o que se passa por lá. Durante este inverno tão rigoroso tive a informação que o forno não está no seu melhor. Com o temporal, destapou-se e ficou á chuva e á neve. Terei que reparar os danos, que ainda não sei se são muitos ou poucos e secá-lo. Se não for nada de grave, ainda consigo fazer uma fornada.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Anouar Brahem

Compartilho a música que vou ouvindo enquanto trabalho, embora a palavra não seja bem aplicada, pois dá-me tanto prazer moldar o barro, que não vejo onde possa estar o trabalho.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

David Sylvian



Ter as mãos no barro e a ouvir música é meio caminho andado para me sentir muito bem.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Visita de Gerd Knäpper

O Gerd esteve aqui no Porto até ontem á tarde. Durante estes dias tentei mostrar-lhe o que há de interessante aqui na cidade. Para terminar a visita fomos até ao Museu Soares dos Reis, museu esse que lhe agradou para uma possível exposição sua. Vamos a ver se haverá receptividade. Saiu daqui com vontade de voltar, embora muito desanimado com o tempo, que não facilitou nada os nossos passeios.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Visita de Gerd Knäpper

Conforme já aqui tinha escrito, Gerd chega hoje ao Porto. O único sitio de Portugal onde esteve até agora foi a Madeira, mas uma visita forçada na altura. Gerd, de nacionalidade alemã, conheceu uma grande parte do mundo com boleias de barco. Pedia ou pagava para o levarem e ele lá ia. Uma vez um dos barcos naúgrafou e foram parar á ....Madeira.
Desta vez vem até ao Porto de livre e espontânea vontade, mas agora de avião.
Vamos a ver com que impressão vai sair ele daqui do Porto.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

SOFA Chicago

Uma das vistas de Buenos Aires, foto que tirei quando estive em 2005 a participar no simpósio de cerâmica.

Creio que a feira de cerâmica contemporânea SOFA é a feira mais importante a nível mundial. É apresentada em três locais, SOFA Santa Fé, SOFA Chicago e SOFA Nova Iorque. Aí encontram-se as melhores galerias de cerâmica de todos os cantos do mundo, os coleccionadores e demasiados visitantes.
Uma galeria da Argentina, contactou-me na passada semana, por ter conhecido o meu trabalho neste blog. Convidou-me a participar na SOFA Chicago, uma vez que esta galeria faz todas estas três feiras. Na altura fiquei radiante com tal convite. As oportunidades que essa participação me poderia causar. Mas quando dei conta do que isso implicava em termos de custos, a alegria passou a uma grande desilusão. Ao fim de 24 horas, ganhei coragem para recusar o convite.