sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Fornada com temporal

Na foto vê-se a diferença entre uma peça e outra. A da esquerda apenas foi a 1000ºC, a da direita foi a 1100ºC. A diferença está na cor da pasta e tinha colocado limalha de ferro em cima para criar manchas, como não foi á temperatura pretendida, não ficou nada.

Nesta foto, a peça da direita foi a 1100ºC e a da esquerda foi apenas a 1000ºC. Uma ficou castanha, a outra ficou preta.

Ainda não me refiz do que se passou ontem. Estava a fazer a ultima fornada, antes de regressar ao Porto. O forno trabalhava a bom ritmo e já ia a 900ºC quando se começou a aproximar um temporal. Comecei a achar que se viesse na minha direcção iria ter problemas. Infelizmente foi o que aconteceu. Já ia a 1000ºC quando tive que deixar de alimentar o forno. A minha grande preocupação passou a ser arranjar forma de proteger o forno, uma vez que está exposto ao ar. Recorri a um vizinho que me cedeu uma chapa para improvisar na cobertura do forno. O temporal chegou com rapidez e cheio de força. Muito vento, chuva e trovoada. Tudo em grande quantidade. Não podia fazer mais nada a não ser esperar que aquele temporal fosse embora. Ao fim de duas horas lá foi.
Tentar dormir para de manhã ver os estragos. O forno felizmente não teve danos, mas a fornada foi uma desilusão. Faltavam apenas 100º para terminar. O resultado está nas fotos, a diferença de uma fornada para a outra. A "sorte" é que estas peças fazem parte de outro grande grupo que já tinha cozido e que as posso misturar no trabalho sem que o estrague, mas todas as outras peças que estavam no forno ficaram aquém das expectativas. Melhores dias virão......de preferência com bom tempo.

domingo, 24 de agosto de 2008

Trabalho nas férias


" Funcho"
Grês, engobe, limalha de ferro, técnica do rolo, cozedura a 1100ºC em forno lenha. 65 x 42 x 36 cm. 2008

Como tinha dito anteriormente, fiquei aqui por Outeiro a trabalhar. Tantas fotos tirei de funchos, que acabei por ser influenciada e fazer uma peça baseada nessa planta.
Mais trabalhos tenho feito, mas ainda não estão terminados nem fotografados. Lá iremos....tenho uma semana para terminar tudo.
Esta peça já não sai de Outeiro, vai ficar aqui na casa da minha mãe.

domingo, 10 de agosto de 2008

Prémio em Aveiro

"Borboletear"
Grês, engobes, micas, técnica do bloco, cozedura a 1150ºC em forno de gás, em atmosfera redutora. 420 x 200 x 10 cm. 2007

Em 2007 ganhei, com este trabalho, uma Menção Honrosa na VI Bienal de Cerâmica Artística de Aveiro. Está ainda comigo, à espera de uma nova exposição ou de um novo dono.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Trabalho nas férias

Vim até Outeiro para passar uma semanita. Já lá vai mais uma semana do que o previsto e não estou com vontade de regressar ao Porto. Não sou de cá, mas cada vez me sinto melhor por estas bandas. Mas comecei a sentir falta de pôr "as mãos na massa" e fui até Espanha comprar barro. Aqui tenho mais espaço e o forno de lenha mesmo ao lado. Para além disso, é um privilegio poder trabalhar com o som dos pássaros. O calor faz com que as peças sequem mais do que o devido e isso já me está a causar problemas. Vamos a ver se consigo fazer tudo que tenho em mente sem acidentes. Depois disso seguir-se-á a tarefa de as cozer.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Férias em Outeiro

Um passeio de bicicleta, de máquina ás costas e voltei a encontrar vários exemplares de carrapatos. Tirei uma série de fotos a diferentes animaizitos da mesma espécie, todos eles com as suas cores. Este virou-me as costas.

Este foi o único gatito que se deixou fotografar. Andavam cerca de uns sete de um lado para o outro, assustados com a minha presença. A mãe observava á distancia.

Esta foto, tirei-a em Picote, uma pequena aldeia perto de Miranda do Douro. Nunca lá tinha ido e fiquei com boa impressão da aldeia. Tem a sorte de estar a ser requalificada, mas esta casa que fotografei, não me parece que vá ter a mesma sorte. Eu não sou arquitecta, mas parece-me ser um bom exemplo de arquitectura.